Buscar

Tsukimi e a Lenda do Coelho da Lua

Tsukimi é a tradição de apreciar a beleza da Lua Cheia de Outono


Esse costume veio da China e foi assimilado pela nobreza japonesa que celebrava com recitais de poesias acompanhado de música e um farto banquete.

Hoje em dia, as pessoas observam a lua de suas janelas e varandas e decoram suas casas com plantas e flores da estação como o capim-dos-pampas, conhecido como SUSUKI.

Também é costume saborear tsukimi-dango e mochi (bolinho de goma de arroz) que representam a lua cheia.





A lenda do Coelho da Lua

Um dia, um velho viajante, maltrapilho e morto de fome, foi encontrado por um Macaco, uma Raposa e um Coelho.Os três animais decidiram dedicar-se a encontrar comida para o faminto ancião. O Macaco colheu frutas nas árvores e a raposa capturou vários peixes.

No entanto, o Coelho não conseguiu nada que pudesse oferecer ao velho.

Triste por essa situação, mas determinado a oferecer algo substancial ao velho faminto, o Coelho então atirou-se ao fogo para que sua carne pudesse alimentar o pobre mendigo.

Esse velho, no entanto, revelou ser uma divindade e comovido com o sacrifício do Coelho, desenhou sua imagem na superfície da Lua, para que todos sempre pudessem recordar de sua generosidade.




Você sabia?

A Lenda do Coelho da Lua é uma das inspirações do anime Sailor Moon.

O nome da protagonista em japonês é "Tsukino Usagi", um trocadilho para Coelho da Lua.

Seu penteado tem o formato de dango e também nos lembra as longas orelhas de um coelho.


Menu Especial

Todos os anos, para celebrar a tradição de Tsukimi, vários restaurantes criam um menu especial inspirado na Lua Cheia. Na rede Mc Donald´s são 4 sanduíches, 1 pie recheado com anko (doce de feijão azuki) e bolinho de arroz, um McShake especial com kinako, uma farinha de soja integral, e opcional de batata frita temperada com pimenta.



E você, consegue enxergar o Coelho da Lua?



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo