top of page

Como Acessar Livros em Japonês!

Guia para acessar livros em japonês disponíveis online e gratuitamente

Em outra postagem comentamos como acessar teses e artigos publicados no Japão. Desta vez vamos falar um pouco sobre como ter acesso, muitas vezes gratuito, a livros publicados no Japão!


Um dos maiores empecilhos quando precisamos ter acesso do Brasil à materiais produzidos no Japão é a imensa distancia geográfica que separa os dois países. Quando falamos de material físico, como livros impressos, a questão fica ainda mais complicada. Procurar uma referência bibliográfica japonesa que já saiu de circulação pode ser um desafio e tanto e acabar custando uma pequena fortuna!


Apesar disso, existem algumas formas de ter acesso online e, algumas vezes, gratuito a materiais desse tipo graças ao eficiente sistema de bibliotecas japonês! Pensando nessas coisas, decidimos elaborar esta postagem para apresentar um desses incríveis sistemas bibliotecários!


acesso a livros em japonês


A Biblioteca Parlamentar Nacional (NDL)

A Biblioteca Parlamentar Nacional (NDL) é uma impressionantes biblioteca pública japonesa que possui um acervo de mais de 46 milhões de itens. A NDL é compostas por três Bibliotecas principais, a Central, localizada em Tóquio, a sede de Kansai, localizada em Quioto, e a Biblioteca Internacional de Literatura Infantil (ILCL), também localizada em Tóquio. Os objetivos expressos da NDL são adquirir, catalogar, preservar e disponibilizar materiais publicados no Japão para usos parlamentares, acadêmicos e civis.


O catálogo da NDL vai desde livros, materiais audiovisuais, jornais, periódicos, até mapas e partituras oferecendo, assim, uma variedade enorme de itens para acesso. Além disso, diante da pandemia de COVID-19, a Biblioteca estabeleceu um ambicioso projeto de digitalização de seus materiais. Esse projeto é chamado de "visão" pela NDL e tem um período de aplicação de 5 anos (2021-2025). Durante esses cinco anos, a NDL busca sedimentar uma permanente infraestrutura digital própria que será responsável por uma impulsão da universalização de acesso aos materiais disponíveis.


Como fruto deste esforço, atualmente há mais de 5 milhões de materiais digitalizados disponíveis através da NDL. Dentre estes, muitos estão disponíveis em completo livre acesso, outros necessitam de cadastro completo na plataforma e residência japonesa para serem acessados remota e gratuitamente.


Apesar dessa limitação, a Biblioteca ainda oferece aos que efetuarem o cadastro completo na plataforma serviços pagos de fotocópia para quase qualquer material disponível em seu acervo. O valor é de aproximadamente 25 ienes por páginas (por volta de 80 centavos de real) mais uma taxa de serviço de 350 ienes (pro volta de 11 reais). As copias podem ser tanto digitais quanto físicas e, a depender do formato selecionado, há acréscimo de valor. Para residentes no Japão há ainda a adição do imposto no valor final.



Os serviços da NDL, sejam os completamente gratuitos, sejam os pagos podem se tornar um grande aliado na busca por material bibliográfico publicado no Japão. Em seguida vamos apresentar brevemente o sistema de busca e os serviços disponíveis nesta plataforma!


buscando livros em japonês na NDL

Acesso e serviços da NDL

Para acessar os materiais que estão disponível em completo livre acesso, basta realizar a busca na página inicial da plataforma. As buscas pelos nomes de autores podem ser feitas tanto por romaji (alfabeto romano) quanto pelos sistemas de escrita japoneses. Contudo, a busca mais específica por material funciona melhor com pesquisas feitas com kana e kanji.


busca de livros em japonês
Página inicial do NDL


Em seguida, vamos demonstrar como essa busca é feita. Buscaremos pela coletânea de poemas "呼子と口笛" (yobiko to kuchibue), de Ishikawa Takuboku. Os resultados da busca aparecem como na imagem abaixo.


resultado de busca no NDL

Na lista é possível verificar, ao lado de cada resultado, o formato e o local em que o item está disponível. Vamos selecionar o primeiro resultado. A seleção leva para a seguinte página:


página de resultados da NDL

Como esse livro esta disponível em completo livre acesso, não há qualquer requisito necessário para acessá-lo. Ao clicar em "Read Immediately" você sera direcionada para a página de leitura.


página de leitura da NDL

Uma vez nesta página, basta navegar pelo livro através das setas que mudam as páginas ou do índice localizado ao lado direito! Você também pode salvar o arquivo em seu computador através do botão de "Print", localizado no canto inferior esquerdo.


Voltando à página de resultados de busca, vamos selecionar desta vez o segundo item. Este item não está disponível para acesso irrestrito e requer o cadastro completo na plataforma e a residência no Japão para ser visualizado online, como pode ser verificado na imagem abaixo.


página de resultado NDL

Nesta página você já pode solicitar, após cadastro completo, copias do material desejado. Para isso, basta clicar em "Request a copy without coming to the library", a caixa azul na parte inferior do lado direito, e seguir as instruções.


Já ao clicar em "Check with the database of recorded sources", a caixa laranja ao lado direito da página, você será direcionado para uma página semelhante àquela de leitura.


página de leitura NDL

Caso você esteja acessando a plataforma com um cadastro completo e residência no Japão, você conseguirá ler o arquivo livremente. Caso você não satisfaça esses pre-requisitos, você será direcionado para uma página idêntica a imagem acima. Nessa página serão apresentadas as opções que você tem para acessar o material.


Existem quatro formas disponíveis para ler o livro desejado. Você pode ir pessoalmente à Biblioteca; pode acessar o material como um usuário que realizou o cadastro completo e reside no Japão; pode também acessar o material através de um computador de alguma biblioteca que possua convênio com a NDL; ou ainda solicitar o serviço de fotocópias.


Quando você for realizar o cadastro, é preciso se atentar ao detalhe de que existem dois tipos de registros possíveis na plataforma, o simplificado e o completo (oficial). O simplificado pode ser feito em menos de 5 minutos e é muito semelhante ao registro em qualquer outra plataforma online. Já o cadastro completo requer a submissão de documentos que comprovem sua identidade e endereço e pode levar até 5 dias úteis para que os dados sejam validados pela plataforma. Para mais detalhes acerca do processo de cadastro oficial, confira o link abaixo.



Recomendamos que, se você tem interesse em acessar a biblioteca, realize o cadastro completo o quanto antes! Até 2025 muitos outros materiais ainda serão disponibilizado e isso pode facilitar muito o acesso a esse tipo de informação!


biblioteca NDL

Essa é uma das formas de acessar livros em japonês! O que acharam?


A Biblioteca tem diversos materiais antigos (muito antigos mesmo!) digitalizados. Você pode, por exemplo, encontrar os textos de uma Murasaki Shikibu ou Sei Shônagon registrados à mão e em pinturas de rolo (emaki) e tudo isso em completo livre acesso! As possibilidades são infinitas, então não perca tempo e veja você mesmo tudo que essa biblioteca tem a oferecer!

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page