top of page

JLPT - Exame de Proficiência Japonesa

Conheça o JLPT!

O exame de proficiência em língua japonesa (JLPT ou 日本語能力試験) é um exame criado pela Fundação Japão em 1984 com o objetivo de medir as habilidades de estrangeiros em língua japonesa.

O exame é administrado duas vezes por ano no Japão e em alguns países, como o Brasil, e apenas uma vez em outros outros locais. No Brasil a instituição responsável pelo teste é o Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), o teste costuma ser realizado no primeiro domingo de julho e dezembro. Você pode conferir as datas de inscrições e os valores abaixo.



O exame é dividido em cinco níveis, sendo o N5 o mais fácil e o N1 o mais difícil.

JLPT exame de proficiência japonesa

Confira o que é esperado dos candidatos de cada nível que prestam o exame

N5 - Compreensão de Japonês elementar

Leitura de katakana, hiragana e alguns kanji. O candidato deve ser capaz de compreender japonês básico falado lentamente.


N4 - Compreensão de Japonês básico

Leitura de frases escritas com vocabulário básico e kanji. O candidato deve ser capaz de compreender conversação básica falada lentamente.


N3 - Compreensão de Japonês utilizado no dia a dia até certo ponto

Leitura de materiais com conteúdos específicos voltados a assuntos do dia a dia, habilidade de compreender conteúdos resumidos como títulos de artigos de jornal. O candidato deve ser capaz de compreender conversas do dia a dia em uma velocidade próxima à natural.


N2 - Compreensão de Japonês utilizado no dia a dia e em algumas situações específicas

Leitura de materiais sobre assuntos diversos, artigos e alguns textos específicos. O candidato deve ser capaz de compreender conversações sobre temas comuns e inferir informações em noticiários e conversações sobre temas específicos.


N1 - Compreensão de Japonês utilizado em várias situações

Leitura de material de várias áreas, textos técnicos, editoriais e notícias de jornal. O candidato deve ser capaz de compreender Japonês utilizado em situações específicas, noticiário, palestras e conversações acerca de assuntos específicos em velocidade natural.


Mais informações sobre o JLPT você pode encontrar no site oficial.



61 visualizações0 comentário
bottom of page