top of page

Aozorabunko - Plataforma Gratuita de Literatura Japonesa

Conheça o Aozorabunko, uma plataforma de leitura Literatura Japonesa de acesso gratuito!


A literatura japonesa é incrivelmente diversa e possui mais de mil anos de tradição. Mergulhar nesse universo literário pode abrir infinitas portas para um mundo novo e encantador. Atualmente existem muitas obras que foram traduzidas para o português, mas um número muito maior ainda encontra-se somente em japonês.


A boa notícia é que boa parte deste universo literário está disponível gratuitamente e online para qualquer um que desejar acessá-lo. Entretanto, a má notícia é que, como estamos falando de literatura japonesa, boa parte dela só pode ser acessada através do japonês.


Em outra postagem comentamos, de maneira mais geral, como acessar livros publicados no Japão. Desta vez vamos falar mais especificamente em como ter acesso às obras literárias japonesas que estão em domínio público. De modo geral, as obras de autores e autoras que faleceram antes de 1967 estão, de acordo com a Lei de Direitos Autorais Japonesa atual, em domínio público. É justamente sobre essas obras que comentaremos nesta postagem!


literatura japonesa - aozorabunko

Plataforma do Aozorabunko

A forma mais simples de ter acesso às obras literárias que já estão em domínio público é através da plataforma Aozorabunko. A plataforma, atualmente, oferece mais de 17 mil obras para acesso online e gratuito. A inserção de novas obras é feita principalmente por voluntários que se disponibilizam a converter o texto do original em texto digital. Assim, mesmo que um autor ou autora já esteja em domínio público, sua obra não necessariamente será encontrada na plataforma já que é necessário, para isto, que alguém primeiro a converta em texto digital.



Um ponto interessantes sobre a plataforma é que ela não agrupa somente obras japonesas, mas também obras de outras literaturas em traduções para o japonês que estejam em domínio público. Assim, por exemplo, é possível ler Dostoievsky, o famoso escritor russo, em japonês por essa plataforma!


Então, além de oferecer acesso às obras japonesas, é possível ainda estudar a língua japonesa através da plataforma seja através das obras japonesas propriamente ditas, seja ainda de obras de outros países que, por ventura, estejam disponíveis em traduções.


Você pode, por exemplo, pegar o original de Eu sou um gato, de Natsume Sôseki (que está traduzido para o português) e comparar com a versão em português para aprimorar seu vocabulário, seu conhecimento gramatical etc. Deste modo, além de ler um ótimo livro, você consegue também melhorar seu japonês! Comentamos em outra postagem como estudar japonês através de banco de dados, se você somar essas duas formas de estudo, acreditamos que o seu japonês pode evoluir muito!


A seguir vamos apresentar um breve guia de como acessar as obras através da plataforma.


aozorabunko - literatura japonesa

Guia de uso do Aozorabunko

Como comentamos anteriormente, o foco da Aozorabunko é Literatura Japonesa e, portanto, a sua interface é inteiramente em japonês. O uso não é complicado, mas vamos demonstrar a seguir como ele acontece.

aozorabunko página inicial literatura japonesa
Página inicial - Aozorabunko

A plataforma permite buscas por palavras-chave na caixa de pesquisa localizada no canto superior direto. Se você já sabe o que procura, basta escrever o termo que deseja localizar que a plataforma te redirecionará, através da plataforma de busca selecionada, para os resultados em uma nova janela. A busca por palavras-chave pode ser feita tanto através dos sistemas de escrita japonês quanto pelo sistema alfabético.


Se você desejar explorar os resultados diretamente na plataforma, existem dois meios para fazer isso. O primeiro é através da busca por títulos específicos, e o segundo é através de busca pelo nome do(a) autor(a).


aozorabunko busca literatura japonesa

A busca por obras específicas é feita pela lista de hiragana localizada no segundo quadro, o vermelho. Se você deseja buscar uma obra específica, basta selecionar a sílaba com que o título da obra se inicia. Após a seleção, você será direcionado para a página de resultados que listará todas as obras que iniciam com a sílaba desejada.

Já a busca por nome é feita através das opções localizadas no primeiro quadro, o preto. Aqui a busca é feita por agrupamentos de hiragana. Se, por exemplo, você busca alguém que a primeira sílaba do nome é "No", você deverá selecionar a opção "な行" (Na gyô). Nessa opção serão elencados os nomes de todas as pessoas que têm o nome iniciado em sílabas que se agrupam nas que tem inicio em "N", como "na", "ni", "nu", "ne" e "no".


Um ponto que merece cuidado na busca é que os nomes japoneses são escritos em japonês a partir do sobrenome. Então se você busca, por exemplo, as obras de Sôseki Natsume (na ordem que seria a padrão em português), você deve buscar pela primeira sílaba do sobrenome, Natsume, "na".


Como exemplo de busca, vamos buscar pela obra de Natsume Sôseki! Após clicar em " "な行" (Na gyô) na página acima, você será direcionado para a seguinte página.


aozorabunko autores literatura japonesa

Nesta página estarão listados todos os nomes que possuem o sobrenome iniciado por uma sílaba iniciada por "N". Basta navegar pela lista até encontra o nome de Natsume Sôseki (em japonês 夏目漱石). A página abaixo é a que se abre após clicar no nome de Sôseki na lista de resultados.


aozorabunko literatura japonesa natsume soseki

Nesta página estão listadas as obras disponíveis para leitura. Iremos buscar a famosa Eu sou um gato, no original 吾輩は猫である (Wagahai wa neko dearu), de Sôseki. Após localizar a obra e clicar sobre ela, você será direcionado para a página abaixo.


aozorabunko literatura japonesa leitura

Aqui estarão registradas as principais informações sobre a obra e o autor além das opções de leitura. A plataforma oferece algumas formas de leitura e uma das mais interessantes é a que pode ser acessada selecionando o link que destacamos na imagem acima. Essa opção oferece um modo de leitura que simula a leitura padrão em japonês, isto é: verticalmente e da direita pra esquerda. Ao clicar no link você será direcionado para a página abaixo.

aozorabunko literatura japonesa leitura

Essa forma de leitura funciona como se fosse um aplicativo para navegador que simula, como comentamos, um livro físico japonês.


Além dessa forma, a plataforma ainda oferece outras três opções de acesso ao texto da obra. Essas opções estão localizadas ao fim da página no seguinte formato:

aozorabunko literatura japonesa formatos

Aqui você pode escolher qual o modelo deseja. O primeiro modelo baixará um arquivo de texto simples compactado em extensão zip com o conteúdo da obra. Clicando no segundo item, você baixará um arquivo em extensão ebk. Talvez você nunca tenha ouvido falar desse formato, mas ele é um formato que lida com arquivos de Ebook. Você pode abrir o arquivo em alguns aplicativos de leitura de Ebook. Já a última opção é para ler o texto da obra diretamente no navegador.


Clicando na terceira opção você será direcionado para uma página como a seguinte:


aozorabunko literatura japonesa leitura horizontal

E então, que tal? Você pode navegar pelo site e desfrutar gratuitamente de inúmeros clássicos da literatura japonesa e aproveitar para, enquanto lê um bom livro, aprimorar seu japonês!

162 visualizações0 comentário
bottom of page