top of page

Visto japonês para profissionais altamente qualificados

Atualizado: 27 de mar.


A população do Japão tem diminuído nos últimos anos e, por isso, o país tem passado por grandes mudanças.Uma delas é a meta de atrair mais estudantes estrangeiros e tornar as universidades mais internacionalizadas. O país também está tentando atrair trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e incentivá-los a ficar no Japão. Em 2012 foi introduzido um tipo especial de visto para profissionais altamente qualificados. Atualmente esses profissionais são classificados em três grupos: Advanced Academic Research Activities Atividades de pesquisa acadêmica avançadas, como professores e pesquisadores de universidades. Advanced Specialized /Technical Activities Atividades Técnicas/ Especializadas Avançadas, como técnicos de laboratório e pesquisadores de empresas públicas e privadas. Advanced business Management Activities Atividades de Administração de Negócios Avançadas, como executivos e especialistas de empresas.



Visto japonês para profissionais altamente qualificados

Como conseguir o visto?


Para conseguir o visto é preciso ter ao menos uma proposta de emprego de uma empresa japonesa e uma série de outros requisitos. O sistema funciona na base de pontos e ter um alto salário, um certificado JLPT N1 e uma pós-graduação são exemplos do que conta pontos para a classificação.


Obviamente não é o visto mais fácil de se obter no Japão, mas é o que oferece as maiores vantagens. Quem obtém esse visto pode tentar obter residência permanente no Japão após 3 anos (em geral 10 anos são necessários para se obter residência permanente), permissão para exercer múltiplas atividades, possibilidade de levar o cônjuge para o Japão, entre outros.


Muitas pessoas que têm vontade de estudar no Japão e continuar vivendo no país após os estudos. No caso de quem cursa pós-graduação e acaba continuando como pesquisador em universidade japonesa, a aplicação deste visto é extremamente possível!


Para saber mais detalhes sobre o visto recomendamos consultar o site oficial do escritório de imigração do governo Japonês clicando aqui.

Para saber como funciona o sistema de pontos basta clicar aqui.


E então, que tal? Você acha que já está preparado para dar entrada em seu visto japonês para profissionais altamente qualificados?


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page