top of page
Buscar

Vida Estudantil no Japão - Clubes e Círculos de Atividades


A vida estudantil no Japão fora das salas de aula

Já percebeu que nos animes japoneses os alunos costumam participar de grupos que realizam diversas atividades extracurriculares? Seja em escolas de ensino básico, seja em universidades, esses grupos ocupam um lugar importante na socialização desses alunos por oferecer um espaço de convivência que vai além das interações dentro das salas de aula. Hoje vamos falar um pouco sobre essa particularidade da vida estudantil no Japão com você e esperamos que, quando estiver no Japão, você também possa desfrutar deste ambiente único! Na verdade, esses grupos são mandatórios em escolas japonesas de ensino básico e bastante comuns nas universidades, além de muitas vezes serem coordenados pelos próprios estudantes, principalmente em contexto universitário. Muitas universidades nacionais chegam a abrigar mais de 250 grupos deste tipo que dispõem de atividades diversificadas de caráter esportivo, cultura, social e artístico.


imagem do anime Haikyuu, bukatsu de voley

Como esses grupos oferecem um ambiente de socialização fora das salas de aula, são ótimas oportunidades para alunos internacionais interagirem mais naturalmente com alunos japoneses, treinarem a língua e estreitar laços sociais, além de proporcionarem uma imersão direta no contexto cultural e social do país. Genericamente falando, esses grupos são divididos, em contexto universitário, em duas grandes categorias, os 部活 (bukatsu), Clubes, e os サークル (sākuru), Círculos. A seguir vamos ver com mais detalhes cada um deles.

  • Clubes (部活, bukatsu): são os grupos estudantis de caráter mais oficial e possuem apoio financeiro das universidades. Geralmente estão relacionados a atividades esportivas com intuitos competitivos e, por isso, envolvem treinamentos frequentes e muito exigentes, principalmente quando há competições ou jogos próximos. As atividades podem ocorrer até sete vezes por semana e, portanto, exige um alto comprometimento, além de, em alguns casos, ser exigido a realização de uma prova de aptidão física específica para poder fazer parte do grupo.


Atividades do Clube de Judô da Universidade de Tsukuba


  • Círculos (サークル, sākuru): são os grupos estudantis não-oficiais. Possuem um leque de atividade mais abrangente podendo envolver desde esportes, artes, música, até encontros mais voltados para hobbies pessoais e envolvimento social, como trilhas em grupos e atividades sociais voluntárias. Alguns Círculos são mais intensos e envolvem treinamentos frequente e participação em competições das mais diversas, enquanto outros são mais leves, focados na diversão e relacionamento entre os membros e, dependo do foco, com a sociedade local.


Atividades de Círculos musicais extracurriculares

Escolhendo entre um clube e um círculo

A escolha entre um Clube e um Círculo, quando não há a exigência de um teste de aptidão física específico, depende do quanto você esta disposto a se dedicar as atividades. Enquanto representantes oficiais das universidades, os Clubes normalmente exigem uma frequência mais intensa de treinos e encontros, podendo chegar a serem diários. Além disso, Clubes costumam ser mais exigentes no critério de admissão e, em alguns casos, só são aceitos alunos com bom histórico e boa performance física. Alguns exemplos comuns de atividades esportivas destes Clubes são Futebol, Karatê, Kendo, Judô, Basebol, Basquete, Vôlei etc., e todos envolvem competições de nível nacional e internacional.

Em comparação, Círculos são bem menos exigentes e possuem uma frequência média de um a três encontros por semana. Por serem mais voltados à diversão e interação social, os Círculos não almejam necessariamente desempenho e performance. Assim, em uma mesma universidade, pode haver, por exemplo, um Clube de Kendo (artes marciais com espada japonesa) mais profissional e vários círculos de Kendo amadores. Normalmente todas as atividades oferecidas nos Clubes também estão disponíveis nos Círculos, mas de forma menos intensiva. Outros Círculos bem conhecidos são os que oferecem atividades ligadas à Música, Pintura e Fotografia, por exemplo.


Atividades extracurriculares de arquearia

Entretanto, não se deixe enganar pela frequência menor. No momento em que você decidir participar de um Clube ou Círculo, você estará firmando um compromisso com todos os seus colegas. Mesmo em Círculos mais descontraídos, os integrantes costumam levar bastante a sério o compromisso de participar dessas atividades e, algumas vezes, podem soar como obrigações de trabalho. Por outro lado, se vocês conseguirem manter uma frequência adequada e dedicação satisfatória, os laços entre vocês e seus colegas irão se tornar mais intensos e a relação se transformará em uma mais familiar.


Círculos de atividades culturais tradicionais

Mas afinal, como saber quais Clubes ou Círculos existem na universidade que você frequenta? Existem duas formas básicas para tanto. A primeira é buscar dentro do website da universidade, e a segunda é participando das Feiras Escolares (Bunkasai). Nessas feiras é comum encontrar esses grupos em estandes próprios vendendo comida para angariar fundos, realizando apresentações e performances, e, claro, recrutando novos membros! Além disso, nas primeiras semanas do início do ano letivo, em abril, as universidades costumam dedicar alguns dias para Círculos realizarem atividades abertas ao público e recrutarem novos membros. Então há bastante chance de um Círculo encontrá-lo antes mesmo de você os procurar!


Lista de Clubes, Festival Escolar (bunkasai)

Para estudantes da Universidade de Tsukuba, alguns links úteis são:

合宿 (gasshuku) - Viagens e Campos de Treinamento

Se você esta familiarizados com animes, principalmente os de esporte, já deve ter percebido que em alguma temporada os personagens certamente irão fazer uma grande viagem de treinamento, da qual todos sairão mais fortes. Essas viagens, quando feitas em grupo, normalmente são denominadas, em tradução direta, Encontros para Treino (合宿, gasshuku).


Tanto em Clubes quanto em Círculos esses Encontros ocorrem normalmente uma ou duas vezes por ano durante algum recesso escolar. Dependendo da intensidade das atividades do grupo, no entanto, eles podem ser ainda mais frequentes. Durante um determinado período de dias (de dois dias até uma semana), os estudantes se dedicam intensamente na prática e aperfeiçoamento de alguma habilidade, além de realizarem simulações de partidas. Muitas vezes o Gasshuku ocorre como uma parceria entre escolas ou universidades distintas, oferecendo uma oportunidade para treino e aprendizado mútuo.


Nos Círculos, embora também possa existir uma agenda de treinos, os Gasshuku costumam ser menos intensos e mais voltados para a socialização e, portanto, são entendido também como uma viagem em grupo para ajudar a fortalecer os vínculos entre membros.


Nos Clubes, os alunos normalmente treinam durante todo o dia e, por isso, muitas vezes não conseguem tempo para aproveitar a cidade onde estão. Seja pela viagem ou pelo treinamento em si, participar deses Encontros é uma experiência única que irá ajudar a fortalecer os laços de companheirismo entre os membros.


Localidades de Encontros de Treino (gasshuku)

Campo de treinamento de um famoso anime sobre Clube de Ciclismo (vocês sabem o nome deste anime?)


Criando seu próprio Círculo

Ao contrário dos Clubes, que são atividades oficiais estabelecidas pela universidade, qualquer grupo de aluno pode criar um Círculo. Exceto alguns temas que são considerados delicados (por exemplo, Círculos de estudo do comunismo são proibido no Japão devido aos conflitos políticos que ocorreram nas décadas de 60 e 70), a escolha de temas é praticamente infinita. Alguns exemplos são:

  • Círculo de fotografia de aranhas

  • Círculo de apreciação de felinos de rua da cidade

  • Círculo de videogame

  • Círculo de Pokémon

Por regra, um Círculo de atividades só precisa ter um número mínimo de participantes (normalmente três) e um plano de atividades. Todos os alunos podem submeter um pedido para criar um Círculo dentro do departamento estudantil. No entanto, em muitas universidades o documento só existe em Japonês.


formulário de pedido de criação de Círculo

Este é um exemplo do documento que precisa ser submetido para o pedido de criação


Seja criando um Círculo ou participando de um já existente, desejamos que você possa vivenciar essa experiência e, através dela, possa também cultivar vínculos fortes de amizades e companheirismo com nossos colegas japoneses e de outras nacionalidades!


Como brinde, vamos deixar abaixo dois vídeo do Rodrigo, membro da Study in Japan Brasil, de quando ele participou do Círculo de música folclórica da Universidade de Tsukuba (há muito tempo atrás!). Esperamos que goste e até breve.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page