Buscar

O que é o J.TEST?

J.TEST –Test of Practical Japanese – é um exame desenvolvido pela Association for Testing Japanese Proficiency / J.TEST Office para avaliar a proficiência da língua japonesa de aprendizes estrangeiros. É aplicado desde 1991.

J.TEST é aplicado em mais de 50 cidades dentro e fora do Japão. Está presente em mais de 12 países.

*post por J.master Brasil www.jmasterbrasil.com

  • Em 2007, o governo chinês reconheceu oficialmente o J.TEST como sendo um exame de proficiência em língua estrangeira. Tornando-se, desse modo, como o TOEIC no caso do inglês, o único exame de proficiência em japonês, aplicado por uma empresa privada, a ter tal reconhecimento.

  • É oferecido seis vezes ao ano (Open Test), a cada dois meses, começando em janeiro. Além disso, há o IP Test (Institutional Program) para empresas e escolas.

  • São mais de 400 escolas, universidades, companhias e instituições que fazem uso do resultado do J.TEST para avaliar/selecionar os candidatos a suas vagas.

Para quem é indicado o exame?

Você que pretende prestar bolsa de estudos para o Japão, saiba que são várias as universidades japonesas que aceitam o certificado J.TEST como exame de proficiência em língua japonesa!


Você que pretende trabalhar no Japão, saiba que a Imigração Japonesa reconhece o J.TEST como prova que certifica a proficiência em língua japonesa do trabalhador estrangeiro!

E você que é descendente da quarta geração: o governo japonês aprovou a concessão de visto de longa permanência aos yonsei! Um dos requisitos é ter conhecimento básico da língua japonesa (no mínimo o nível N4 do JLPT que corresponde ao nível E do J.TEST).


Características do J.TEST


1. São 3 os níveis (a partir de maio de 2019)



*O nível D (N3 do JLPT) passa a fazer parte do nível D-E. Para atingir o nível D é preciso pontuar acima de 500 pontos dentre 700. Nos exames até março de 2019, o nível D fazia parte do nível A-D, e era preciso pontuar 400 pontos dentre 1000.

*Não haverá mais o nível Business J.TEST. Questões desse teor passarão a ser incorporadas nos níveis A-C e D-E. A-C: para aqueles que estão terminando o nível intermediário ou estão no nível avançado.

D-E: para aqueles que já terminaram o nível básico ou iniciaram o nível intermediário.

F-G: para aqueles que estão no início ou metade do curso básico.


Exame nível A-C

  • Avalia o nível de conhecimento da língua japonesa de quem está terminando o nível intermediário ou está no nível avançado, numa escala de 1000 pontos.

  • O certificado será emitido a quem fizer 600 pontos ou mais e não zerar em nenhuma parte do exame.

[Divisão do Exame]

  • Leitura e Escrita: 80 minutos. Ⅰ Gramática e Vocabulário Ⅱ Compreensão de texto Ⅲ Kanji Ⅳ Questões de construção de frases (escrever por extenso)

  • Compreensão Auditiva: cerca de 45 minutos. Ⅰ Questões com fotos e figuras Ⅱ Compreensão auditiva e de leitura Ⅲ Questões de perguntas e respostas Ⅳ Conversação & Explicação

  • Leitura e Escrita: 500 pontos; Compreensão Auditiva: 500 pontos. Total: 1000 pontos

Nível

​Pontos

Competência Comunicativa

​Especial A

930 ou mais

(Nível de Intérprete Avançado) Possui alto nível de competência comunicativa em japonês. É capaz de compreender e lidar com os mais variados assuntos e situações, inclusive com questões de cunho técnico e específico.

Nível A

900 ou mais

(Nível de Intérprete)

Possui nível de competência comunicativa em japonês suficiente para compreender questões sobre os mais variados assuntos e situações, inclusive questões de cunho técnico e específico. (CEFR C2)

Pre-A

​850 ou mais

(Nível Avançado)

Possui nível de competência comunicativa em japonês suficiente para compreender quase tudo a respeito de assuntos gerais que envolvem diversas áreas e situações.

B

​800 ou mais

(Nível Pré-Avançado)

Possui nível de competência comunicativa em japonês suficiente para se comunicar sobre assuntos gerais.

Pre-B

700 ou mais

(Nível Intermediário Superior) Possui nível de competência comunicativa em japonês suficiente para se comunicar com as pessoas da escola, da empresa. (CEFR C1)

C

600 ou mais

(Nível Intermediário)

Possui nível de competência comunicativa básica em japonês para se comunicar com as pessoas da escola, da empresa. (CEFR B2)

  • (O Certificado não é emitido para quem fizer menos de 600 pontos)

  • JLPT N1 = J.TEST 700 pontos (comparação aproximada)

  • JLPT N2 = J.TEST 600 pontos (comparação aproximada)


Exame nível D-E

  • Avalia o nível de conhecimento da língua japonesa de quem já terminou o nível básico ou iniciou o nível intermediário, numa escala de 700 pontos.

  • O certificado será emitido a quem fizer 350 pontos ou mais e não zerar em nenhuma parte do exame.

[Divisão do Exame]

  • Leitura e Escrita: 70 minutos. Ⅰ Gramática e Vocabulário Ⅱ Compreensão de texto Ⅲ Kanji Ⅳ Questões de construção de frases (escrever por extenso)

  • Compreensão Auditiva: cerca de 35 minutos. Ⅰ Questões com fotos e figuras Ⅱ Compreensão auditiva e de leitura Ⅲ Questões de perguntas e respostas Ⅳ Conversação & Explicação

Nível

Pontos

Comptência Comunicativa

D

500 ou mais

(Nível Pré-Intermediário) É capaz de se comunicar de forma limitada com as pessoas da escola, da empresa.

(CEFR B1)

E

350 ou mais

​É capaz de se comunicar de forma básica sobre assuntos limitados do dia a dia.

(CEFR A2)

  • O Certificado não é emitido para quem fizer menos de 350 pontos)

  • JLPT N3 = J.TEST cerca de 500 pontos (comparação aproximada)

  • JLPT N4 = J.TEST cerca de 350 pontos (comparação aproximada

Exame nível F-G

  • Avalia o nível de conhecimento da língua japonesa de quem acabou de iniciar seus estudos ou já fez metade do curso básico, numa escala de 350 pontos.

  • O certificado será emitido a quem fizer 180 pontos ou mais e não zerar em nenhuma parte do exame.

[Divisão do Exame]

  • Leitura e Escrita: 60 minutos. Ⅰ Gramática e Vocabulário Ⅱ Compreensão de texto Ⅲ Kanji Ⅳ Questões de construção de frases (múltipla escolha)

  • Compreensão Auditiva: cerca de 25 minutos. Ⅰ Questões com fotos e figuras Ⅱ Compreensão auditiva e de leitura Ⅲ Questões de perguntas e respostas Ⅳ Conversação & Explicação

  • Leitura e Escrita: 175 pontos; Compreensão Auditiva: 175 pontos. Total: 350 pontos

Nível

Pontos

Competência Comunicativa

F

250 ou mais

Competência comunicativa equivalente ao término da primeira metade do curso básico de japonês. (CEFR A1)

G

180 ou mais

Nível introdutório de conhecimento da língua japonesa.

  • (O Certificado não é emitido para quem fizer menos de 180 pontos)

  • JLPT N5 = J.TEST 250 pontos (comparação aproximada)

2. O grau de dificuldade dos exames se mantém, proporcionando desafios Os exames são desenvolvidos de forma a manter o mesmo grau de dificuldade a cada vez. Assim, o aprendiz poderá avaliar o seu progresso nos estudos da língua japonesa à medida que presta o exame várias vezes ao ano.


3. J.TEST avalia a proficiência da língua do ponto de vista prático e pragmático

A parte de compreensão auditiva (listening) sempre aborda situações reais de comunicação dos nativos de língua japonesa. O J.TEST tem um diferencial em relação a outros exames de proficiência: questões de escrita – em que o candidato é exigido a escrever a leitura de palavras escritas em kanji e a construir frases. A parte de compreensão auditiva e a parte de compreensão de texto, gramática/vocabulário e grafia tem o mesmo peso.


4. Pelo J.TEST é possível avaliar competência comunicativa em japonês acima do N1 do JLPT (Japanese Language Proficiency Test) O nível A-C do J.TEST avalia nível de proficiência em japonês acima do N1 do JLPT (Japanese Language Proficiency Test).


5. Emissão de Certificado (apenas para Open Test)

Um certificado é emitido para quem pontua acima da nota de corte (inclusive) exigido em cada nível. Mas, atenção: quem zerar em alguma parte do exame, mesmo que tenha feito o mínimo de pontos exigidos para cada nível, NÃO receberá o certificado. Um boletim de notas e outro para referências também é emitido a todos que prestam o exame.


6. Você pode baixar vários materiais para estudo

Após o exame, além de poder levar consigo o caderno de questões, você pode baixar pelo site o material de áudio do listening (disponível apenas para quem prestou o exame), além do script e do gabarito. Use-os para fazer revisão e continuar seus estudos de Nihongo!



Fonte: https://www.jmasterbrasil.com.br/o-que-e-o-j-test/

Acesse a jmaster Brasil e agende o seu teste:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo