top of page

Kiri no Hana - a Flor da Realeza e do Governo Japonês

Você já ouviu falar da Kiri no Hana, ou Flor de Kiri?

Em outra postagem comentamos sobre as principais flores que são apreciadas durante a primavera no Japão, mas você sabia que nenhuma delas é usada enquanto símbolo real ou institucional no Japão? Considerando a fama e o quanto as flores de cerejeira, Sakura, e de ameixeira, Ume, são amadas dentro e fora do Japão, poderíamos supor que elas também fossem usadas para representar as famílias e as instituições japonesas, não é?


No entanto, a flor considerada mais "nobre" no Japão é a flor de crisântemo (菊, kiku) que, talvez, você também conheça.

flor de kiku simbólo da família imperial
Flor de Crisântemo - Símbolo Imperial

kiku - flor de crisântemo
Flores de Crisântemo














Esta flor chegou no país através da China e é usada como símbolo imperial no Japão, possuindo, assim, uma simbologia imponente e nobre. Junto ao crisântemo, outra flor que também é usada enquanto símbolo imperial é justamente a kiri no hana, flor de Kiri, também conhecida como árvore-da-imperatriz ou paulónia, da qual trataremos nessa postagem!


Quando alcançam a maturidade, as árvore de Kiri podem ter entre dez e quinze metros e costumam florescer por volta de maio e junho no hemisfério norte. As flores são normalmente de um lilás suave e, em formato, lembram um pouco as flores de Ipê que há no Brasil, por exemplo. Apesar disto, também há espécies que possuem a flor mais esbranquiçada.


Kiri Flores de Paulownia

Kiri Flores de Paulownia

A árvore Kiri é, desde a antiguidade, muita apreciada pela qualidade da madeira que oferece. No Japão, os tradicionais geta (espécie de tamanco japonês), o koto (instrumentos clássico do país), as máscaras usadas na dança/teatro xintoísta Kagura, além de cômodas e outras móveis domésticos são frequentemente feitos a partir da madeira desta árvore. Além disso, a árvore de Kiri também possui uma dimensão simbólica e mística que envolve sua sacralização e, por isso, também é muito utilizada em brasões familiares e heráldicos.


Na verdade, a flor de Kiri pode ser encontrada representada em diversas oportunidades, como símbolo de instituições governamentais, selos oficiais, moedas e etc.

flor de kiri
Brasão familiar de 5, 7 e 5 flores em cada ramo
kiri Flores de Paulownia
Símbolo da Universidade de Tsukuba com 3, 5 e 3 flores em cada ramo

















moeda de 500 ienes flor de kiri
Modelo da moeda de quinhentos ienes japonesa
flor de kiri
Emblema do Primeiro Ministro Japonês











Outro lugar que você pode ver essa flor sendo representada é no baralho japonês Hanafuda (花札, literalmente "carta de flores"). O baralho possui 48 cartas que são divididos em doze naipes de quatro cartas cada. Os naipes seguem a divisão de meses do calendário. A flor de Kiri é a representada no naipe do mês de dezembro.


hanafuda flor de kiri
Carta do naipe de Dezembro
hanafuda flor de kiri
Carta do naipe de Dezembro
























E então, você já tinha notado como essa flor é presente no cotidiano japonês? Se você começar a observar com mais atenção, vai notar a presença dela em lugares bastante diversos! Além disso, ela também é bastante apreciada enquanto ornamento e, por isso, você também pode ter a oportunidade de vê-la pelas praças, parques e jardins da cidade, principalmente durante os meses de maio e junho durante a floração!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page