top of page

Conheça 8 Estudantes no Japão

Atualizado: 21 de fev.

Live sobre bolsas de estudo e bate papo com estudantes no Japão no dia 15 de fevereiro

Não conseguiu participar do evento no dia 15? Acesse nosso canal do YouTube e confira a gravação que também está disponível no link abaixo!



 

No dia 15 de fevereiro ocorrerá o Pré-evento da Quinta Feira Estude no Japão! Neste evento teremos a participação da Embaixada do Japão no Brasil que apresentará as principais bolsas de estudo no Japão. Além disso, contaremos também com a participação de oito bolsistas e ex-bolsista com longas e ricas experiências no Japão. Então não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre as bolsas e conversar diretamente com os bolsistas e ex-bolsistas e tirar suas dúvidas!


Em seguida, vamos apresentar brevemente os oito bolsistas e ex-bolsistas participantes do evento!


VICTOR YAMAMOTO - SOKENDAI NATIONAL INSTITUTE OF INFORMATICS (TÓQUIO)


victor yamamoto

Victor Yamamoto é formado em Engenharia de Computação na Unicamp e cursa o doutorado integrado de 5 anos na Sokendai - National Institute of Informatics em Tóquio.


A pesquisa de Victor é sobre integração de múltiplos grafos de conhecimento que são representações semi-estruturados de atributos e relacionamentos entre as entidades.


Victor é bolsista do MEXT e membro da Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ).


VITHOR SILVA - UNIVERSITY OF TSUKUBA

VITHOR SILVA

Vithor Silva foi estudante do mestrado na Universidade de Tsukuba, e agora está em seu primeiro ano do Doutorado no Departamento de Arte & Design, na mesma universidade.


Sua pesquisa é focada em Design Emocional para entender como robôs podem ser projetados para fazer pessoas se sentirem confortáveis e seguras.


Vithor é bolsista MEXT e foi um dos fundadores e é o atual presidente da Associação de Estudantes Brasileiros da Univ. de Tsukuba (AEBUT).


LUCIANA LIU LU - TOYO INSTITUTE OF ART AND DESIGN

LUCIONA LIU LU

Luciana Liu Lu é ex-bolsista na modalidade de Curso Profissionalizante (2020-2023), e se formou pelo curso de Ilustração (Comic Illustration Course) em Tóquio.


Durante sua trajetória, aprendeu desde a arte tradicional até a digital, além de várias técnicas e matérias voltadas para o mercado da Cultura Pop (Jogos, animes, mangás, etc).

Atualmente está cursando Design na Universidade de Brasília, e também atua como professora de Mangá, na Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília.


ANA CONS - SHINSHU UNIVERSITY


ANA CONS

Ana Cons é Ph.D. em Química pela Shinshu University e ex-bolsista MEXT, se formou em 2022 e agora reside no Brasil, dando aulas e cursos preparatórios pra quem deseja pleitear bolsas de estudos para o Japão. 


Em sua pesquisa, estudou como compostos adsorventes como carvão ativado podem ser úteis pra a captura de gases de efeito estufa, como o gás carbônico. 


Após começar a participar da primeira FIEJ, voltou seu foco profissional para a educação

e as relações bilaterais Brasil-Japão, inclusive atualmente sendo a presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX).


RIKA SHIBATA - TOHOKU UNIVERSITY


RIKA SHIBATA

Rika Shibata é formada em Engenharia Biomédica pela UFPA e atualmente cursa o primeiro ano de mestrado em robótica na universidade de Tohoku em Miyagi


Sua pesquisa é voltada para o reconhecimento do ambiente usando IA para ajudar no dia a dia de pessoas com deficiências visuais


Além de ser bolsista JICA também faz parte da Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ).


GREICE L. S. SILVA - AICHI PREFECTURAL UNIVERSITY


GREICE L. S. SILVA

Greice L. S. Silva é formada em tradução do japonês pela UFRGS e hoje pesquisa sobre políticas linguísticas em Língua Japonesa de Sinais.


Ela considera que é muito gratificante poder estar em um país onde tantas comunidades se reúnem e, através disso, se consiga ter uma breve noção de quão vasto o mundo pode ser


Estando no Japão, Greice sente que é somente estudando no Japão que se pode ter acesso a uma cultura muito mais diversa e intricada do que aquela que os estereótipos ocidentais oferecem.


RUI PIMENTEL - SHINSHU UNIVERSITY


RUI PIMENTEL

Rui Pimentel cursou o Ensino Médio Técnico em Tecnologia da Informação, graduou-se em Engenharia de Computação, possui um mestrado em Engenharia Biomédica e especialização em Segurança Cibernética. Ao vir ao Japão, Rui estava trabalhando há quase 10 anos com Tecnologia da Informação.


Atualmente, estuda otimização de soluções para problemas através de programas de computador conhecidos como Algoritmos Evolucionários. Mais especificamente, estudo a otimização de estratégias de segurança cibernética dentro de um modelo matemático chamado "FlipIt".


MARIELY DOS SANTOS - SHINSHU UNIVERSITY


MARIELY DOS SANTOS

Mariely dos Santos é formada em Tecnologia em Alimentos e cursou o mestrado em Biotecnologia pela UTFPR, no Campus Ponta Grossa. 


Hoje é bolsista MEXT de doutorado no programa de Engenharia Biomédica pela Universidade de Shinshu.


A linha de estudo de Mariely no doutorado segue sendo em biotecnologia. Ela estuda uma planta chamada "Sorgo" que, apesar de muito produzida no Brasil, raramente é utilizada para o consumo humano. Essa planta tem muitos benefícios e, por isso, o Japão, país reconhecido mundialmente pela alimentação saudável de sua população, vem tentando inserir esse alimento na dieta das pessoas.


 

Para ter acesso ao Pré-evento e poder conversar com os participantes e a saber mais sobre as bolsas através da Embaixada do Japão, se inscreva pelos links abaixo!





Cronograma

O Pré-evento seguira o seguinte cronograma:


08h00 – 08h05: Abertura e explicação da Feira

08h05 – 08h25: Embaixada do Japão - Bolsas de Estudo do governo Japonês 

08h25 – 09h15: Introdução de Estudantes e Associações

09h20 – 10h00: Bate Papo com estudantes



quinta feira estude no japão

Contamos com a presença de todos!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page